GO "FitoFarmGest" ganha categoria +INOVAÇÃO dos Prémios "Mais Alqueva, Mais Valor"

O Grupo Operacional FitoFarmGest: Gestão Sustentável de Fitofármacos, em Olival, Vinha e Culturas Arvenses, na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva» foi o vencedor da categoria “+INOVAÇÃO” dos Prémios “MAIS ALQUEVA MAIS VALOR” 2019. Esta categoria é dedicada a projetos de inovação/investigação que promovam práticas agrícolas sustentáveis em Alqueva, e cujo seleção é realizada por um júri independente a partir das candidaturas apresentadas.


Os prémios “MAIS ALQUEVA MAIS VALOR” são uma iniciativa integrada no projeto Agendas Locais da Água no Alentejo (A.L.A), financiado pelo Fundo Ambiental e promovido por a EDIA, CONSULAI e Universidade de Évora, cujo principal objetivo é o reconhecimento de projetos que promovam a sustentabilidade ambiental e a eficiente utilização dos recursos naturais, com especial enfoque no recurso água.


O projeto FitofarmGest é co-financiado pelo PDR2020, e está integrado no domínio temático da melhoria de eficiência do uso da água, através da utilização racional de fatores de produção, nomeadamente adubos e fitofármacos. Este consórcio é coordenado pelo Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, e têm como parceiros o Centro Operativo e de Tecnologia do Regadio, a Cooperativa Agrícola Beja e Brinches, a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, a empresa Herdeiros de Serafim Afonso Cabral, a Sociedade Agrícola Saramago de Brito, a Sociedade Agro-Pecuária Coelho Palma, a Sociedade Agrícola Monte Santo Estevão e Sarilhos Poéticos-Sociedade Agrícola.


É com grande satisfação que vemos reconhecido o trabalho que têm vindo a ser desenvolvido no âmbito do FitoFarmGest, aliando o sector da produção agrícola com o conhecimento cientifico nas áreas agronómicas e ambientais, e cujo resultados pretende-se que contribuam para tornar a agricultura de regadio em Alqueva, ambientalmente mais sustentável.






PROJETO COFINANCIADO POR:
PDR_PT2020_FEADER (3).png